Queda de cabelo: ser mulher e lidar com a alopecia

queda de cabelo alopécia mymoment

A queda de cabelo é algo que consideramos normal em situações específicas, como quando envelhecemos, após uma gravidez, no outono ou quando se tem algum problema de saúde. Porém, quando é muito notória e com falhas muito acentuadas, a queda de cabelo é mais facilmente aceite nos homens do que nas mulheres.

 

Desvendar a queda de cabelo

Mais conhecida como falhas ou queda de cabelo, a alopecia carateriza-se pelo processo gradual em que o cabelo se torna mais fino e começa a cair. A mais comum é a alopecia androgenética que, devido ao aumento dos androgénios — hormonas masculinas — faz com que os folículos pilosos se tornem mais pequenos e caiam. Mas existe também o deflúvio telógeno, que consiste na renovação natural do cabelo, cujo ciclo costuma durar aproximadamente 3 anos, sendo um fio de cabelo substituído por um novo.

No caso dos homens manifesta-se através das “entradas”, na zona das fontes, e pela perda de cabelo no topo da cabeça, conhecida como “calvície”. Já nas mulheres, após a menopausa, verifica-se uma “abertura” na parte central da cabeça, que se vai alastrando para a parte periférica.

Mas, apesar de a menopausa ser um motivo comum para a queda de cabelo nas mulheres, devido às alterações hormonais, há outros. Fatores como a genética, o stress, a sazonalidade, o parto, o cansaço, uma intervenção cirúrgica ou uma doença também podem levar à queda de cabelo.

Apesar da diversidade de penteados que hoje em dia as mulheres escolhem, o cabelo ainda é considerado um símbolo da feminilidade, pelo que lidar com falhas ou com a queda de cabelo, sendo-se mulher, pode não ser muito fácil.

 

Soluções para a alopecia

Hoje em dia é comum ouvirmos falar de tratamentos como os transplantes capilares, mas esta solução é mais invasiva do que as que temos para lhe apresentar.

A Dra. Sofia Borges, médica dermatologista na MyMoment, apresenta soluções, tanto preventivas como para tratar a queda de cabelo. A médica especialista começa por analisar o histórico do paciente e tenta perceber o que é que este já fez para combater a queda de cabelo, para que a sua proposta seja o mais assertiva possível, já que há várias possibilidades, que poderão ser mais ou menos eficazes de paciente para paciente.

As opções disponibilizadas pela MyMoment são:

  • Tratamentos tópicos;
  • LASER Er:YAG;
  • Terapêutica oral;
  • Mesoterapia — introdução dos estimuladores do crescimento do folículo piloso através de microinjeções no couro cabeludo;
  • Combinação de mais do que uma solução.

Sobretudo para pacientes que não apresentam resultados com tratamentos tópicos, não pretendam a terapêutica oral, ou queiram resultados mais rápidos, o LASER Er:YAG pode ser uma mais-valia. E, muitas vezes, a combinação do LASER com produtos tópicos — ajustados a cada paciente — são a melhor solução.

A estimulação do folículo piloso por parte do LASER é realizada através do aquecimento que este gera, sem qualquer intuito de ablação, ou seja, atinge o folículo piloso em camadas mais profundas da pele sem agredir as camadas mais superficiais e, por isso, não provoca descamação.

 

Se sofre com a queda de cabelo e esta é uma preocupação para si, nada melhor do que marcar uma consulta médica de avaliação, para que se possa traçar um plano, de forma a que recupere a quantidade e a densidade do seu cabelo o quanto antes.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA