Blog,Cirurgia Plástica
Rinoplastia ou Rinomodelação: qual será a melhor para si?
Muitas pessoas não estão contentes com a forma do seu nariz, mas não sabem se devem realizar uma rinoplastia ou uma rinomodelação. Para quem as tem, as dúvidas acabam aqui!
Melhorar a aparência e funcionalidade do nariz com a rinoplastia
A nossa dupla de cirurgiões, Dr. Nuno Maria e Dr. Nuno Fradinho, explica de forma simples em que consiste a rinoplastia.
Esta cirurgia corrige especificamente as deformidades do nariz, através da remodelação de parte ou da sua totalidade. Mas, além de alterar a aparência e a estrutura do nariz, também permite melhorar a sua funcionalidade. Ou seja, uma rinoplastia pode melhorar a respiração de uma pessoa que, até aí, tenha vivido com essa dificuldade.
Do ponto de vista estético, a rinoplastia permite aumentar ou diminuir o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta, estreitar a base das narinas ou alterar o ângulo entre o nariz e o lábio.
O “famoso” desvio do septo nasal, que também pode afetar a componente estética, pode interferir com a função respiratória, assim como a hipertrofia dos cornetos, pólipos nasais, entre outros problemas. A obstrução respiratória, ressonar, ou escorrências nasais podem estar subjacentes à patologia funcional nasal. Neste caso, a correção das malformações causadoras de patologia é feita com recurso à rinosseptoplastia, que nada mais é do que a combinação da rinoplastia com a correção do septo (septoplastia). Já a correção dos cornetos é feita com o recurso às cirurgias de turbinoplastia e turbinectomia.
Uma abordagem não-invasiva
A rinoplastia e a rinomodelação são soluções diferentes, mas que também podem ser complementares. Mas, para quem prefere não optar pela via cirúrgica ou não precisa de uma transformação tão radical, a rinomodelação é, simplesmente, uma alternativa não-invasiva à rinoplastia.
A rinomodelação, explicam-nos os nossos cirurgiões, é uma técnica que permite corrigir deformidades nasais ligeiras a moderadas, congénitas e adquiridas, de forma rápida e sem necessidade de cirurgia.
Através da rinomodelação, desloca-se os segmentos nasais através do preenchimento com ácido hialurónico em pontos concretos do nariz. Isto permite corrigir a estética sem necessidade de recorrer à cirurgia.
Este tratamento permite fazer as seguintes correções:
- Melhorar o aspeto da pirâmide nasal de forma natural;
- Retificar o dorso, que pode ser demasiado baixo ou largo, ou ainda conter a inestética “bossa”;
- Disfarçar a ponta do nariz, causada pelo envelhecimento, deformidades anatómicas ou retração do perfil perioral devido a várias extrações dentárias;
- Pequenos defeitos com consequentes assimetrias.
A rinomodelação pode ser ainda um complemento à própria rinoplastia, melhorando ainda mais alguns aspetos estéticos. O tratamento dura entre 15 a 30 minutos; é indolor, já que é realizado sob o efeito de anestesia local ou tópica; pode ser feito numa única sessão ou, se for necessário, ser completada uma semana depois, para aperfeiçoamento da modelação nasal; tem resultados imediatos que duram 1 ano.
Se gostava de melhorar o aspeto do seu nariz, mas não sabe se lhe basta realizar uma rinomodelação ou se deve optar antes por uma rinoplastia, marque uma consulta médica de avaliação. Analisando o seu caso ao pormenor, saberemos melhor como aconselhar sobre a solução mais adequada.