Revista Cristina – Uma solução integrada para a perda de peso

emagracer; capa da revista Cristina

Quando temos excesso de peso apercebemo-nos disso. Não gostamos do que vemos ao espelho e as roupas não nos assentam bem. Só queremos emagrecer, mas nem sempre é fácil reverter essa situação!

Na clínica MyMoment propomos uma abordagem integrada, em que procuramos ajudar os nossos pacientes recorrendo a várias especialidades, porque o excesso de peso pode ter vários fatores.

 

Por que temos excesso de peso?

Na nossa clínica, o excesso de peso é uma das principais queixas nas consultas de anti-aging e nutrição.

Como nos diz a Dra. Marta Padilha, no caso do anti-aging, o primeiro passo é perceber se existe alguma deficiência hormonal que justifique a dificuldade em emagrecer ou até em estabilizar o peso. A resistência à insulina, o aumento do cortisol ou o défice de estrogénio e progesterona são exemplos do que pode causar o aumento de peso.

Mas nem sempre a culpa é das hormonas! Quando o problema é nutricional (o que acontece muitas vezes!), segundo a Dra. Susana Barros, duma forma simplificada, pode dizer-se que a quantidade de calorias ingeridas é superior às despendidas. Ou seja, a pessoa come mais do que o seu corpo “gasta”. Por sua vez, este armazena o excedente em forma de gordura e o peso aumenta.

 

Alcançar o objetivo

Somos todos diferentes e não há planos de tratamento iguais para emagrecer. Na MyMoment, caso se justifique, trabalhamos enquanto equipa médica para encontrar o caminho mais apropriado.

A cirurgia é uma das soluções mais procuradas, sendo frequente para a nossa dupla de cirurgiões, Dr. Nuno Fradinho e Dr. Nuno Maria, a realização de abdominoplastia, redução mamária, mastopexia e lipoaspiração. Estas cirurgias justificam-se porque, mesmo que não seja realizada a lipoaspiração — para a extração de gordura —, quando alguém emagrece muito, a pele pode não ter a capacidade de acompanhar esta transformação, ficando descaída.

Do ponto de vista nutricional e do anti-aging (mesmo depois de uma transformação cirúrgica), é importante que se encontre um equilíbrio na vida diária, através de uma mudança de comportamento alimentar e uma gestão saudável do stress, não esquecendo o exercício físico.

A Dra. Sofia Barros também se depara com consequências dermatológicas do excesso de peso, como a acantose nigricans (manchas escuras, sobretudo nas axilas). E mesmo quando um paciente emagrece, através de uma restrição alimentar severa, pode surgir a xerose (secura da pele ou dos olhos), queda de cabelo ou fragilidade ungueal (unhas fracas).

 

Na MyMoment não fazemos análises superficiais. Cada caso é um caso e, sempre que se justifique, envolvemos os médicos necessários para que, através dos procedimentos e acompanhamento adequados, o resultado seja aquele que o paciente procura.

Se tem excesso de peso e acha que precisa de emagrecer, marque uma consulta na nossa clínica. Teremos muito gosto em conhecer a sua história e em ajudá-lo a chegar à sua melhor e mais saudável versão.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA